sexta-feira, 13 de abril de 2007

Homenagem ao Dr Joaquim dos Santos - 13 de Abril 2007



Igreja de S. Miguel de Refojos encheu para homenagear o Padre Doutor Joaquim Santos

Centenas de pessoas acorreram no dia 13 de Abril de 2007, à Igreja de S. Miguel de Refojos para assistir ao Concerto de Homenagem ao ilustre compositor Cabeceirense Padre Doutor Joaquim Santos, promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa Emunibasto, com a colaboração da Paróquia de Refojos e com o apoio do Grupo Cappella Bracarensis, Grupo Vocal Ansãble e a Banda Cabeceirense.

Este evento cultural que contou com a presença de D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, Cónego Fernando Monteiro, em representação do Arcebispo Primaz de Braga, Arcipreste de Cabeceiras de Basto e demais párocos, bem como, os Presidentes da Câmara e Assembleia Municipais, vereação e muitos outros autarcas a que se associaram vários maestros, compositores e outros músicos, mas também muito amigos, admiradores e povo anónimo proveniente de vários pontos do concelho e do país que não quis deixar de marcar presença neste concerto promovido no dia do aniversário do homenageado.

Espectáculo sublime de canto e música

O espectáculo composto por duas partes distintas, iniciou com a leitura de algumas notas biográficas deste vulto da cultura Cabeceirense, pela Drª Carla Simões, seguindo-se num primeiro momento a actuação dos grupos vocais que interpretaram, de forma sublime, um conjunto de temas de autoria de Joaquim Santos, sobre poetas portugueses, nos quais se incluem textos de Vasco A. Gonçalves, J. Silva Lima, Miguel Torga e Mário Garcia. No segundo momento a que chamaram “Joaquim Santos e o Mistério Pascal”, os grupos interpretaram em conjunto, do mesmo compositor, quatro cânticos quaresmais e ainda “Onde há caridade verdadeira” e “Nasceu o Sol da Páscoa”.
Na segunda parte, a Banda Cabeceirense com a qual Joaquim Santos tem mantido uma estreita colaboração ao longo das últimas quatro décadas, abrilhantou este concerto com a actuação de três temas que muito entusiasmaram a assistênA Banda Cabeceirense interpretando de forma magnífica um dos temascia que encheu por completo este Templo. Presidente da Câmara cumprimentando o homenageado










Fonte: http://www.cm-cabeceiras-basto.pt/index.php?oid=1739&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário