Historial

Fundado em 1997, como octeto vocal, o Cappella Bracarensis surgiu de um grupo de pessoas ligadas à música e com vontade de divulgar e cantar música erudita de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa.
A partir de 2002, numa formação um pouco mais alargada, constituiu-se como Grupo de Câmara, reunindo a maioria dos seus fundadores e outros elementos que entretanto aderiram ao projecto, com o mesmo objectivo.
O repertório que vai apresentando, nas vertentes sacra e profana,  revela especial preferência por música de autores da renascença e música inédita de compositores portugueses, particularmente da escola bracarense, onde sobressaem Manuel Faria e Joaquim Santos.
Desde a sua fundação, o Cappella Bracarensis tem vindo a realizar numerosos concertos em muitas localidades do centro e norte de Portugal e também no estrangeiro.
São de notar inúmeras presenças em concertos de Natal, de Semana Santa, intercâmbios culturais, colaboração em eventos públicos, ou participação em liturgias solenes.
Em 2014 o Cappella Bracarensis adquiriu personalidade jurídica de Associação Cultural, com a designação de GRUPO DE CÂMARA CAPPELLA BRACARENSIS.
Encontra-se estreitamente lidado ao Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa,  que lhe disponibiliza espaço de trabalho e apoio logístico.

A partir de 2008, o seu fundador e primeiro director, João Duque, continuando embora a pertencer ao grupo, foi substituído na direcção, por razões de ordem profissional, pela actual directora artística  Graça Miranda.